Novo TS990: Kenwood & Apple

21:55 Fernando Luiz de Souza 0 Comments

Kenwood
Antes de me tornar um contesteiro visceral, minha fabricante de rádio predileta era a Kenwood. Na década de 1990, eu imaginava que nada poderia ser melhor que um Kenwood. Mesmo usando os dois rádios mais fascinantes já fabricados pela Kenwood TS2000 e TS870. Ao me tornar um contesteiro,  descobri que existia a Yaesu com sua série incrível do FT1000 e seus irmãos mais novos. Em 2001, como faziam todos os contesteiros migrei para o FT1000MP e fui um usuário e admirador deste rádio até meados de 2006, quando fiz QSY para Fortaleza. Aqui, conheci de perto outra pérola da indústria: IC756ProIII. Mas, confesso que nunca esqueci minha primeira paixão (Kenwood).

Acompanhei todos os lançamentos da Kenwood nos últimos 10 anos. Li reviews na esperança de que a Kenwood estaria tirando algo da cartola para desbancar a Icom e Yaesu, mas em cada um ficava mais claro que a Kenwood tinha abandonado o mercado de transceptores para sérios DXistas e Contesteiros. Mas isso tudo mudou quando li os primeiros comentários sobre o TS590 e pesquisei sobre seu revolucionário sistema de F.I.

A Kenwood estava de volta e em grande estilo! Com uma F.I. baseada em upconverter, no lugar das tradicionais F.I. downconverter presentes em quase todos receptores do mercado, o TS590 estava de volta e provocando suspiros (pelo menos me mim)!

Troquei e-mails com felizes e satisfeitos proprietários de um TS590. Consultei grandes contesteiros que estavam usando o TS590 em bandas baixas com sucesso. Li e reli o material técnico disponibilizado pela Kenwood e era verdade: o design do receptor oferecia resultados comparáveis apenas aos top transceivers do mercado (IC7800, FT5000 e K3). Portanto, além de colocar no mercado um excelente receptor por um preço atraente, cerca de $1.700, a Kenwood estava de volta com uma nova e surpreendente arquitetura.
Bem, você deve estar pensando: “esse artigo é sobre o TS590 ou o novíssimo TS990?”. Eu precisava fazer essa introdução para chegar a este ponto.

Apesar do impacto do TS590, este ainda não é um rádio top de linha. O ultimo rádio top de linha da Kenwood foi o TS950SDX, descontinuado (palavra estranha) na década de 1990. Então, era lógico que os engenheiros da Kenwood estariam preparando uma GRANDE surpresa para o mercado de sérios DXistas e Contesteiros utilizando o mesmo conceito do TS590. Finalmente, chegamos ao Kenwood TS990.
Os rumores sobre um novo rádio top de linha da Kenwood estão em toda parte na Internet. Vários fórums especulam sobre o que estaria por vir depois do TS590. Como nenhuma foto foi divulgada, os “artistas” começaram a soltar a imaginação.

Um italiano postou um vídeo de como seria a tela do TS990 (fora a criatividade do autor, essa imagem não tem nada de real):
Fora a criatividade do autor, essa imagem não tem nada de real.

Também apareceu uma foto de como seria o conjunto com um analisador de espectro acoplado ao rádio. Mas uma análise revelou que se tratava de uma imagem produzida no Photoshop (as regiões coloridas na imagem de baixo indicam que foram editadas):

dmy2uljn

Também surgiu uma foto de um rádio com tapumes, parecido com aqueles usados nos protótipos de carro para esconder as linhas do novo modelo:

Rádio com "tapumes" suportamente para esconder as novidades.

Verdadeiro mesmo até agora somente o anúncio da Kenwood na QST de maio 2012:

soihmdw4

Em nota oficial, a Kenwood provocou ainda mais a curiosidade dos radioamadores revelando alguns detalhes sobre o novo equipamento, mas sem mostrar qualquer foto:
April 18, 2012
New Amateur Radio Product to be Exhibited Prior to Worldwide Launch
JVC KENWOOD Corporation is proud to announce that the prototype of a state-of-the-art Amateur transceiver scheduled for worldwide launch under the KENWOOD brand in the winter of 2012 will be unveiled as a reference exhibit at Dayton Hamvention 2012 to be held in Dayton, Ohio, USA (May 18-20). It will also appear at events in Germany and Japan.
Reference exhibit model: TS-990 HF/50 MHz Transceiver
Featuring a dual TFT display and dual receiver, the TS-990 is a top-of-the-range flagship model in the KENWOOD Amateur radio line-up.

Prior to the launch of the TS-990, a prototype will be displayed as a reference exhibit at Dayton Hamvention 2012 in Dayton, Ohio, USA (May 18-20), at HAM RADIO 2012 in Friedrichshafen, Germany (June 22-24), and at Ham Fair 2012 in Tokyo, Japan (August 25-26).

Please note that as this product is under development, published information is subject to change without notice.

Fonte: Kenwood
Segundo a nota, a Kenwood tem o “orgulho de anunciar um transceptor estado-da-arte para radioamadores que será lanchado no inverno de 2012” (leia-se, no fim do ano). Um protótipo (leia-se pode ser somente um modelo em papelão dentro de uma redoma de vidro) será exibido em Dayton (18-20/Maio).
Com relação às funcionalidades do rádio, a Kenwood declara apenas que ele terá uma tela dupla de LCD, dual receiver (capacidade de escutar em duas frequências ao mesmo tempo) e que ele será o novo “top de linha” da marca Kenwood.

Nota do Autor: Parece que os executivos da Kenwood andaram aprendendo uma lição ou duas com o Steve Jobs. O lançamento do TS990 tá parecido um novo produto da Apple. Se houvesse uma KenwoodStore, eu ficaria lá na fila – sim teria uma longa fila de KenFãs (sic) – por dias e noites esperando o dia para ser o primeiro a comprar o novo TS990 que ninguém ainda não viu ou ouviu!

© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

0 comentários: