DXCluster: Uso Anônimo, será?

10:52 Fernando Luiz de Souza 0 Comments

f445tkqd

É indiscutível que o advento do DXCluster permitiu um extraordinário avanço na prática do DXismo. Hoje, basta se conectar a algum DXCluster para saber onde estão as figurinhas. Mas pouco a pouco, a rede de DXClusters mostra sua fragilidade e uma lado negro que não combina com o radioamadorismo.

Muitas pessoas acreditam que podem usar o DXCluster anonimamente para fazer uma crítica, ofender ou mesmo fazer acusações e que permanecerão no mais perfeito anonimato. Não é bem assim.

No primeiro dia da Dxpedição-surpresa ao Yemen, 7O6T, eu, PT7AG/PY8AZT; Barreto, PT7CB e Fabiano, PT7AK/PY3VK nos encontramos na PW7T – estação de contest do Fortaleza DX Group – para tentarmos entrar no log, pois nem um de nós temos estação em casa e não queríamos perder a chance de trabalhar um dos DXCC mais raros do mundo, assim como qualquer outro DXista.

Ouvimos a 7O6T primeiro em 15m CW, em seguida eles também estavam em 20m SSB, mais tarde em 40m CW. Então, nos distribuímos nas três estações independentes que temos na PW7T e passamos a enfrentar o pileup. A estratégia era: quem conseguir o contato primeiro se revessaria com os demais.

O primeiro QSO foi em 21024 em CW. Eu trabalhei como PT7AG, depois o Fabiano também trabalhou como PT7AK, depois ele trabalhou novamente como PY3VK. Eu ainda tentei trabalhar como PY8AZT, mas só consegui mais tarde em 20m SSB. Enquanto eu tentava meu QSO, ouvimos alguém trabalhar a 7O6T com o indicativo PT7CB.

Todos sabem que o Barreto não faz CW, além do mais ele estava do nosso lado tentando seu primeiro contato em 20m SSB. Poucos minutos depois, quando estávamos avisando o Barreto do ocorrido, vimos no DXCluster os dois spots abaixo:

PT7GRONGA- 21024.0 7O6T Muitos QSO Gronga, que beleza! 0043 01 May Yemen
GRONGA-@   21024.0 7O6T Muitos QSO Gronga, que graça   0040 01 May Yemen
 
GRONGA seria a maléfica e imoral prática de trabalhar uma figurinha DX em nome de outra estação, no intuito de “ajudar” o colega. Além de imoral é uma prática que TODOS os DXistas sérios abominam, pois qual a lógica de deixar outra pessoa fazer um contato por você?!

Como eu acho que todos tem o direito de dar sua opinião, seja ela qual for (igual ou diferente da minha), desde que isso não seja feito de forma ANÔNIMA, resolvi procurar a origem do spot para que o autor dos spots saiba que usar o DXCluster de forma anônima não é tão seguro como ele pensa. Quem sabe, ao ler este artigo ele resolva se pronunciar publicamente informando seu nome e indicativo.

Deixando Rastros Digitais 

Tudo que você faz em frente a um computador conectado à Internet deixa um “rastro digital”. Esse rastro é o seu IP, um número de identificação que seu provedor lhe fornece no momento que estabelece sua conexão. O provedor registra por 5 anos qual IP cada cliente usou e por qual período.
Portanto, ao visitar um site, enviar um email, conectar-se a um DXCluster você deixa registrado seu IP nos servidores por onde passou.

O primeiro passo foi descobrir o IP de origem dos spots. Pois bem, passei alguns dias enviando emails, pedindo ajuda aos administradores de DXCluster, explicando que o spot foi anônimo, e finalmente recebi de volta a resposta informando o IP de origem dos dois spots:
Hello Luc Moreira
I'm administrating www.dxsummit.fi and you can e-mail me if you have something to ask. I don't know why the Report Abuse didn't worked for you sorry about that. 
The spots are sent from IP: 177.106.231.204 , spots are removed and the sending callsigns and IP are blocked.
Best regards.
Como podem ver, as mensagens dos spots foram removidas do servidor do dxsummit:

PT7GRONGA-     21024.0 7O6T         Message removed!      0043 01 May   Yemen
GRONGA-@       21024.0 7O6T         Message removed!      0040 01 May   Yemen
 
Com o IP de origem dos spots, passei a buscar onde este IP foi utilizado. A Internet oferece ferramentas que mostram inclusive a localização geográfica do usuário.
O resultado da pesquisa sobre o IP mostra a localização geográfica do servidor do provedor que forneceu o IP para o usuário:

vh4rqtrw

Como todos tem direito a sigilo de seus dados pessoais, até mesmo quem comete um crime, para chegar ao nome e endereço do autor dos spots teríamos que pedir autorização à Justiça, então o provedor seria obrigado a fornecer os dados do cliente. Como não estamos procurando um pedófilo ou um assassino em série, e achamos que foi somente um ato impensado de pré-julgamento por achar que havia apenas uma única pessoa fazendo todos os contatos por mim, Barreto e Fabiano, resolvemos parar por aqui.

O objetivo era apenas mostrar que se esconder por trás de um nome falso para dizer na Internet o que não tem coragem de dizer pessoalmente é arriscado. Você pode arranjar muitos problemas com a justiça brasileira, além de passar por uma baita vergonha entre seus pares.

© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados. Licença Creative Commons

0 comentários: