Simulado de preparação de Desastres neste sábado, 5

10:55 Fernando Luiz de Souza 0 Comments

Evento vai preparar população das áreas de risco em Aracaju
(Foto: Daniel Nascimento)
Para garantir a segurança da população durante o período chuvoso, a Defesa Civil Municipal de Aracaju coordena a etapa sergipana do Simulado de Preparação de Desastres. O objetivo da ação é preparar a população das áreas de risco para o período chuvoso. Organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com as Coordenadorias estaduais e municipais de Defesa Civil, vai realizar o simulado simultaneamente em oito estados.
Em Sergipe, o simulado será realizado no bairro Industrial, zona norte da capital. As atividades iniciam as 15h e vão incluir a participação de moradores da região. “Nesse sábado, vamos ter a simulação com evacuação das casa, orientação da população e até o atendimento à vitimas. Queremos que seja o mais parecido com uma situação real, para que a população esteja preparada e as equipes de atendimento estejam em sintonia”, explica o coordenador Municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura Neto.
Órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SMTT, Emurb, Emsurb, Semasc, Energisa e Deso estão envolvidas na ação. Voluntários da Defesa Civil, dos Bombeiros e de Rádio amador também participarão do simulado que contará com a participação de outras prefeituras do estado.
Plano de Contingência
As ações realizadas na tarde deste sábado seguem o novo Plano de Contingência da Defesa Civil Municipal. O novo plano foi criado no último dia 11, com o apoio da Sedec, e já ta em vigor. “Aracaju já tinha um Plano de Contingência, mas essa foi uma oportunidade para atualizar e rever alguns pontos”, comenta Nicanor.
Período Chuvoso
O Simulado faz parte de uma série de ações nacionais da Sedec que divisam diminuir os prejuízos causados pelo período chuvoso. As ações são realizadas antes do inicio do período de chuvas, que no Nordeste começa em Junho.
A Defesa Civil alerta que pessoas que vivam em áreas de risco tem de dobrar a atenção no período chuvoso. “Alguns bairros de Aracaju tem áreas de risco. Durante o ano fazemos o acompanhamento e mapeamento delas, para em seguida orientarmos os moradores da área e a realização de ações paliativa”, explica Nicanor.
Fonte: Ascom PMA

0 comentários: