DX CLUSTER VHF

SDR ON LINE SANTA RITA DO SAPUCAÍ

HAM BRASIL

HAM BRASIL MAPA

O radioamador sempre estará lá...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

55º JOTA- Jamboree-On-The-Air - 2012







Participe do Jamboree no Ar
Participe do JOTA

JOTA é a sigla de Jamboree-On-The-Air – é uma atividade escoteira mundial, de caráter anual, realizada sempre no terceiro final de semana de outubro, das 00h00 UTC* de Sábado até as 24h00 UTC de Domingo, com a ajuda e participação de estações de radioamador e tem sido uma grande oportunidade para a divulgação da radiocomunicação entre os jovens, colaborando com o Programa Educativo da UEB, cativando e formando novos radioamadores. O horário UTC significa hora mundial e a hora de Brasília é UTC – 3.
REGULAMENTO DO JOTA
O Regulamento para o Jamboree no Ar deste ano sofreu pequenas alterações, sempre privilegiando a participação dos jovens nas estações. É algo empolgante ver os jovens operando e descobrindo o radioamadorismo. Isso valoriza demais a nossa atividade.
Confira o Regulamento do JOTA clicando aqui: 55jota2012_Regulamento
BASE DO JOTA
Para aqueles que não estão muito acostumados à atividade, quando se fala em Base do JOTA, nos referimos a uma estação de radioamador que participa do Jamboree no Ar. Uma base do JOTA, para que possa ter uma participação bem legal e efetiva, deve contar com a presença de representantes de Grupos Escoteiros ou Bandeirantes (convidados mundiais da atividade) ou estar montada na sede de um Grupo, numa praça pública ou num acampamento. Podem participar também, as estações de radioamador montadas nas casas de seus titulares, sem o menor problema. Nesse caso, aconselha-se moderar o número de participantes, para que não se causemos nenhum transtorno (hehehe).
INSCRIÇÕES NO JOTA
Para participar. o Grupo Escoteiro todo, ou o Núcleo Bandeirante, paga uma pequena taxa de R$ 20,00, que nos ajuda a desenvolver as atividades do Radioescotismo ao longo de todo o ano, custeando inclusive os troféus do JOTA. Para fazer a inscrição, basta clicar aqui: FICHA DE INSCRIÇÃO NO JOTA 2012.
ATIVIDADE MUNDIAL
Para os jovens, essa é uma Atividade Mundial e assim deve ser registrada em sua ficha individual. Há também o distintivo do JOTA/JOTI, que pode ser adquirido junto ao Escritório Nacional. Esse distintivo pode ser usado pelo tempo prescrito no POR.
PROGRAMAÇÃO DO JOTA
Toda a programação do JOTA, para todos os ramos que participam da atividade, está à disposição com antecedência, para que seja devidamente preparada pela Chefia e aplicada, com muito sucesso, durante o final de semana. Veja essa programação nos sites específicos:
Programação para Lobinhos: www.jotalobo.com.br/site/
Programação para Escoteiros: www.jotaescoteiro.com/
Programação para Seniores e Pioneiros: www.jotabrasil.qsl.br/
O JOVEM FALANDO NO RÁDIO
Sempre destinamos um certo horário específico para tentar colocar em contato os jovens da mesma faixa etária:
JOTA LOBO………..:   Sábado, entre 13h30 e 16h30 – idade média entre 7 e 10 anos;
JOTA ESCOTEIRO..:   Sábado, entre 17h00 e 20h00 – idade média entre 11 e 14 anos;
JOTA SÊNIOR/PI….:  Domingo, entre 00h00 e 02h00 – idade média entre 15 e 21 anos.
Esses são horários mínimos, já que é nosso interesse que os jovens falem durante toda a atividade.
E para que isso aconteça de maneira mais motivada ainda, a partir deste ano as frases serão passadas ou repassadas apenas por jovens. E isso é muito legal, já que eles vão ter algo muito especial para passar a todos.
ABERTURA E ENCERRAMENTO
Para as mensagens de abertura e encerramento da atividade para o Brasil, na Sexta às 21hoo e no domingo às 18h00, a Organização Nacional usa os seguintes modos:
- Através do Rádio:  na frequência de 7.090 kHz, em 40 metros, em SSB;
- No Echolink, através da conferência JOTA-P, que é a conferência do JOTA no idioma português.
- Na internet, no site www.radioescotismo.com.br, tanto na UEBradio quanto na UEBtv.
RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO DE GRUPO
A participação no JOTA é muito gostosa, principalmente para os Grupos que usam a nossa programação, que além de apresentar jogos e atividades para o fim de semana, dão sugestões para preparativos prévios e para as ações que precisam ser desenvolvidas após a atividade, como é o caso do Relatório de Participação de Grupo. Outra coisa muito importante de reparar, é que os jovens são estimulados a enviar cartões de confirmação de seus comunicados após a atividade. E isso é legal demais, porque nos ajuda a construir novas amizades no meio de nossa Família Escoteira e também com radioamadores de todo o Brasil e do mundo.
FAÇAM FOTOS DOS JOVENS OPERANDO AS ESTAÇÕESOutra coisa muito legal, é a foto que o Jovem precisa fazer na estação de radioamador, uniformizado, aparecendo junto ao rádio e ao radioamador. Essa é uma grande lembrança da atividade, que pode ser guardada para sempre.
AGENDA DO JOTA
Existe uma agenda da atividade, que precisa ser cumprida por todos para que tenhamos sucesso:
19-21/10….. – 55º JOTA – 2012
04/11….. – Prazo final para envio dos LOGs e Relatórios
17-18/11….. – Apuração Nacional do JOTA
24-25 /11…. – Apresentação dos Resultados e emissão de diplomas
02/12 …. – Elaboração e envio do Relatório Nacional à WOSM
PARA OS RADIOAMADORES
Para a participação das estações de Radioamador, o próprio Regulamento do JOTA, que pode ser baixado diretamente neste post, clicando AQUI, já fornece todas as orientações necessárias.  Os radioamadores normalmente já conhecem o funcionamento do JOTA, mas as orientações específicas de cada ano sempre são apresentadas no Regulamento, portanto, é importante ler esse documento antes de participar.
NOVOS MODOS NAS BANDAS DE HFNeste ano, poderão ser utilizadas as faixas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros, como sempre fizemos, porém além de Fonia SSB, poderão ser operadas estações em Telegrafia e Modos Digitais (RTTY, PSK, …). Lembramos que serão validados apenas os contatos que forem feitos com estações que enviarem seus LOGs. Estações do exterior estarão sendo confirmadas através da Organização Mundial.
NO ECHOLINK SERÃO TAMBÉM CONSIDERADOS CONTATOS EM VHF e UHF
Além disso, somam-se ao registro de contatos em Echolink, os contatos realizados em VHF e UHF, contanto que as estações participantes também enviem seus logs, sendo a classificação realizada em conjunto com o Echolink. Isso abre espaço para que mais radioamadores participem em nível local e via repetidor, além de propiciar mais oportunidades para que os jovens falem através do rádio. Mas lembrem-se de que esses contatos deverão ser computados nos Logs do JOTA Software, na seleção de banda, em ELK, que é a classe do Echolink.
NÃO PASSE O INDICATIVO DE OUTRO RADIOAMADOR
Os radioamadores que se juntarem para operar uma única estação, poderão fazer isso sem problema, PORÉM, não podem passar os indicativos dos outros: cada um tem que passar o próprio indicativo e, se não o fizerem, podem ser simplesmente desclassificados por descumprimento das regras da atividade. O que queremos não é o número, e sim ouvir as vozes dos nossos participantes de todo o Brasil e do mundo, não é isso mesmo?
O JOTA NÃO É CONTESTE – É UMA ATIVIDADE ESCOTEIRAA pontuação continua existindo para podermos premiar a atividade, porém, não é e nunca foi um Conteste de Radioamadores. Trata-se de uma atividade escoteira, durante a qual precisamos aproximar os jovens do rádio e tentar cativá-los para a RBR.
FOTO DA BASE DO JOTA
Para este ano, em especial, estamos pedindo às estações que nos enviem ao menos uma foto, para que consigamos montar um bom relatório da participação do Brasil. Preferivelmente, os radioamadores devem aparecer em suas estações, acompanhados dos escoteiros uniformizados.
TEMOS O NOSSO CONTESTE
Para aqueles que gostam de contestes, temos o nosso CQWS, que a cada ano fica mais forte e que fortalece nossa união, dando a possibilidade de testarmos nossas habilidades em concursos e nos preparar para outros contestes, em nível nacional e mundial. A coordenação é de PP1SB – Nei Wormsbecker Tosatti, Escotista capixaba.
OS LOGS DAS ESTAÇÕES DE RADIOAMADORAs estações participantes deverão registrar seus contatos através do JOTA Software, um programa desenvolvido especialmente para nossa atividade. Ele facilita demais a apuração e é muito fácil de ser usado. Alternativamente, podem ser aceitos Logs no formato Cabrillo, como é o caso do Log gerado pelo N1MM, mas essa essa é uma nova etapa de trabalho que está sendo desenvolvida e ainda está incompleta. Uma coisa está bem certa: quaisquer Logs enviados em formato que não seja o do JOTA Software ou Cabrillo, não serão aceitos, de forma alguma.
ESTAÇÕES SÓ PASSAM UMA SIGLA E O TOTAL DE PONTOS
Mais uma vez as estações só passarão uma sigla e o total de pontos, sendo obrigatório o preenchimento de todos os dados das características da estação no JOTA Software, para a validação dos pontos. Com relação à validação, outro detalhe importante é para estações operando em praça pública (DEMO) ou acampadas (CAMPO), que precisarão enviar foto da atividade no local. Mais uma vez, deixamos claro que as duas siglas não podem ser usadas em conjunto.
CONTATOS COM A ORGANIZAÇÃO NACIONAL DO JOTA
Neste ano, voltam a valer as repetições de contatos com a estação Organizadora Nacional, que estará sendo operada a partir do Distrito Federal, a bordo da PT2CM, do Grupo Escoteiro Caio Martins. No próximo ano, a Organização Nacional se deslocará para outro lugar, de tal forma a divulgarmos ainda mais a nossa atividade, fortalecendo ainda mais.
ECHOLINK, VHF e UHF NÃO TÊM MULTIPLICADORES
Vamos lembrar a todos que os contatos feitos via Echolink, VHF ou UHF, não usam multiplicadores, pelo fato da dificuldade ser a mesma para qualquer contato nacional. No entando, contatos internacionais são contatos como Contatos com o Exterior, valendo o multiplicador 3.
BONIFICAÇÕES DAS ESTAÇÕES NO JOTA
Neste ano, para fortalecermos a participação de Grupos e DBs, aumentamos a bonificação para cada Grupo presente à Estação. As frases valem 10 pontos, mas serão em número maior, para os jovens passá-las. Aumentamos também a bonificação para cada país contato, passando para 25 pontos cada um lançado no JOTA Software.
BONIFICICAÇÕES PARA OS GRUPOS ESCOTEIROS NO JOTA
Para os Grupos Escoteiros, também modificamos um pouco as bonificações, passando cada estação para visitada e com foto do Jovem uniformizado, 50 pontos. Cada membro do Grupo que participar da atividade e for lançado no Relatório de Participação do Grupo, valerá 10 pontos na contagem final dos Grupos. E isso é muito significativo, porque um Grupo com 50 participantes, soma 500 pontos ao resultado final.
PREMIAÇÃO DO JOTAA União dos Escoteiros do Brasil, através da Equipe Nacional de Radioescotismo buscará fazer a entrega da premiação em uma (ou até mais do que uma) cerimônia especialmente preparada para esse fim. Se isso não for possível, então faremos a entrega durante o Congresso Nacional Escoteiro de 2013.
PREMIAÇÕES REGIONAISMais uma vez, orientamos os Organizadores Regionais para que programem suas cerimônias de premiação, valorizando ainda mais os participantes de sua Região.
Boa atividade a todos e queremos lembrar que…
Com a sua participação, este JOTA será o melhor de todos !!!
Escoteiros do Brasil – ENAE
Organização Nacional do JOTA
Ronan Augusto Reginatto PY2RAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário