IARU: 87 Anos

22:36 Fernando Luiz de Souza 0 Comments


O ano de 2012 marca a passagem do 87o aniversário de fundação da União Internacional de Radioamadores (International Amateur Radio Union, IARU). No dia 18 de Abril, as mais de 160 Sociedades-Membros da IARU, como a LABRE, estarão celebrando o Dia Mundial dos Radioamadores. O tema anual proposto pela IARU é: Celebrando 50 Anos no Espaço, em memória ao lançamento do OSCAR 1, ocorrido em 12 de Dezembro de 1961 e do OSCAR 2 em 2 de Junho de 1962.
A Fundação da IARU
Em 1924, Hiram Percy Maxim, W1AW - Presidente da ARRL, tinha uma viagem de negócios para a Europa. Enquanto estava na Europa, a Diretoria da ARRL pediu para ele iniciar uma relação internacional entre radioamadores. Ele prontamente respondeu positivamente ao pedido.
Após uma reunião informal em 1924, representantes da França, Reino Unido, Bélgica, Suíça, Itália, Espanha, Luxemburgo, Canadá e Estados Unidos organizaram um congresso internacional de Radioamadores em Paris em Abril de 1925 com o objetivo de fundar a IARU. Representantes da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia participaram do Congresso, propuseram a constituição da IARU em 17 de Abril. No dia seguinte, delegados foram eleitos e o congresso retificou a criação da IARU através do voto de representantes de 25 países. Então, 18 de abril tornou-se a data oficial de nascimento da IARU e tornou-se o Dia Mundial dos Radioamadores.

Hoje, por causa da iniciativa de Maxim e seus colegas vizionários, a IARU é uma confederação internacional que reune as ligas nacionais de radioamadores. A IARU tornou-se o fórum legítimo de discussões sobre assuntos relativos à prática do radioamadorismo, além de representar nossos interesses junto à União Internacional de Telecomunicação (ITU).

Fonte: ARRL

© 2012, DXBrasil. Alguns direitos reservados.

0 comentários: