MODIFICAÇÃO DE AUDIO DO BAOFENG UV5-RA

01:14 Fernando Luiz de Souza 2 Comments








Por João Roberto S. Gândara Ferreira, PY2JF.
baofeng_1
Eu andava curioso sobre esses HTs Chineses há tempos. Não que eu precise de mais um HT, mas os preços são tão baixos, mas tão baixos, que chegam a custar 10 vezes menos o preço do meu IC-92AD! Tudo bem que não tem D-Star, mas se funcionar as duas bandas já está valendo pelo preço.
Depois de uma breve pesquisa, optei pelo Baofeng UV-5RA modelo 2013. Encontrei no eBay por meros U$49,99. Além do HT dual band, acompanha carregador de mesa (do IC-92AD custa U$69), microfone externo (do IC-92AD custa U$119), microfone de lapela, e pasmem: Frete grátis!
Tudo bem, estamos falando aqui da qualidade Icom comparado a um HT Chinês de um fabricante sem tradição. Quando a esmola é muita, o santo desconfia. Então resolvi pagar pra ver. 25 dias depois recebi o rádio em casa e sem impostos. Declararam como presente e escreveram na embalagem: “conteúdo: 1 Receiver – U$38,00″.
Para minha surpresa, a qualidade visual tanto do rádio quanto dos acessórios é excelente. Eu esperava algo meio marretado, cheio de rebarbas de um plástico vagabundo. Mas o acabamento era igual, senão melhor, do que meu IC-92AD. Claro que não estamos discutindo aqui a tecnologia de um Icom com um Baofeng, mas vamos combinar que se os japoneses não ficarem espertos os Chineses os atropelarão.
Bom, estou com o rádio há apenas 4 dias e estou adorando esse pequeno HT. Daqui umas duas semanas, depois de me familiarizar com ele, vou fazer um review completo com vídeos. Mas por hora, posso afirmar que está valendo cada centavo pago.
Só que algo nesses “chinesinhos” vinha me chamando a atenção. Eu percebia que alguns amigos que usavam estes rádios tinham uma modulação bem baixa. Comparada com os rádios dos três fabricantes tradicionais, sua modulação é algo em torno de 30% do normal. Impossível não identificar alguém com um desses com som tão baixo. Então resolvi fazer uma pesquisa e percebi que é uma reclamação comum. Basta ver os reviews no eHam.
Mas o interessante é que encontrei também várias sugestões de modificações e, inclusive, o esquema elétrico. Então resolvi gravar a modulação de vários rádios, fazer umas comparações e experimentar algumas modificações. O resultado pode ser verificado abaixo. Não tenho a pretensão de chegar ao som de um Icom ou do venerado Kenwood, mas já melhorou muito do que era. Então se tiver um desses “brinquedos” e quiser dar uma melhorada em seu áudio, siga os procedimentos a seguir:

Esse procedimento só deve ser feito se souber utilizar um ferro de solda e tiver alguma experiência com montagens. Caso não tenha habilidade para isso, peça ajuda à um colega que tenha. O autor não se responsabiliza por nada que, por ventura, possa ocorrer durante e após essa modificação. Ela foi feita com sucesso pelo autor e, se resolver fazê-la, é por sua conta e risco.

  • Ferro de solda com ponta fina
  • Chave Torx T8
  • Chave Philips pequena
  • Capacitor pequeno de 1 a 4.7uF/25V

  1. Remova a bateria.
  2. Remova o clip de cinta (se instalado).
  3. Remova o botão de volume.
  4. Remova a porca do botão de volume.
  5. Remova a porca do conector da antena.
  6. Remova os dois parafusos superiores da parte de trás.
  7. Remova a trava da bateria e a mola que existe debaixo dela.
  8. Remova os dois parafusos inferiores da parte de trás.
  9. Abra a proteção de borracha do plug de microfone.
  10. Com auxílio de uma chave de fenda pequena, levante um pouco, com cuidado, a traseira metálica pela parte de baixo, apenas o suficiente para poder desencaixar a extremidade superior (potenciômetro e conector de antena). Cuidado para não quebrar o fio do alto falante.
    baofeng_2
  11. Remova cuidadosamente o teclado de borracha.
  12. Adicione um capacitor pequeno, de 1uF a 4.7uF/25V nos pontos conforme mostra a imagem abaixo, tendo cuidado para que os terminais não coloquem nenhum componente em curto. Se for o caso, adicione um pedaço de fita isolante sob os terminais do capacitor:
baofeng_3Clique na foto para ampliar

  1. Encaixe o teclado de borracha no corpo plástico do rádio.
  2. Encaixe a capinha do microfone externo nos conectores laterais da placa.
  3. Encaixe a placa pela parte superior (potenciômetro e conector de antena) no corpo plástico do rádio. Para que a borracha do botão do PTT não dobre ao forçar a placa na posição, coloque uma folha de papel entre ela e o botão, assim a placa desliza sem levar o botão junto.
  4. Parafuse a parte inferior da placa no corpo do rádio.
  5. Coloque a mola, a trava e a parte que segura a trava na posição e parafuse-a no lugar.
  6. Parafuse o clip de cinto se for o caso, caso contrário coloque apenas os parafusos no lugar.
  7. Instale e aperte as porcas do conector da antena e do potenciômetro.
  8. Coloque o botão de volume.
  9. Insira a bateria e verifique se o rádio está funcionando. 
baofeng_4HT montado e pronto para usar
Ouça os testes de áudio através do player abaixo acompanhando pela imagem ampliada. Veja a resposta em frequência de cada um dos rádios. Sem dúvida o Kenwood é o melhor de todos, sendo seguido pelo Icom.

*AUDIO DOS RESPECTIVOS TESTES ,PODE SER OUVIDOS CLICANDO NO LINK ABAIXO

http://www.cram.org.br/wordpress/?p=5875

teste_audio_2Clique na imagem para ampliar
Se gostou desse artigo, deixe seus comentários ao lado.
73 de PY2JF

2 comentários:

  1. O modelo GP78 tem um micro trimpont interno que ajusta o ganho de mic.

    ResponderExcluir
  2. O modelo GP78 tem um micro trimpont interno que ajusta o ganho de mic.

    ResponderExcluir